Saiba o que jantar para garantir uma boa noite de sono

Provavelmente você já sabe que um jantar pesado é a receita ideal para uma noite mal dormida, mas será que existe uma refeição ideal para conseguir dormir como um bebê?

Para entrada, uma salada com cavala, kiwi orgânico, azeitonas de kalamata e espinafre.

O prato principal deve conter frango alimentado sem ração, sementes de abóbora, alho preto e batata doce orgânica.

Para sobremesa, melão com iogurte, nozes, óleo de noz, suco de maçã, mel e hortelã.

Por que estes alimentos? A cavala porque tem ômega 3 que estimula a libertação do hormônio do sono, a melatonina. O kiwi porque tem altos níveis de serotonina, que se transforma em melatonina. Os espinafres e as azeitonas porque oferecem ferro, algo que segundo os estudos está ligado ao sono.

O peito de frango é uma da melhores fontes de triptofano, que é essencial para o acúmulo da melatonina. As sementes de abóbora tem um excelente valor nutricional e são riscas em magnésio, que é um mineral calmante que pode ajudar a adormecer. A batata doce é um carboidrato que ajuda a absorver o triptofano do frango, contribuindo para o acúmulo de melatonina.

As nozes são, por si só, uma fonte de melatonina. O mel, ao contrário do açúcar, não eleva muito os níveis de açúcar no sangue – o que poderia interferir com o sono. A maçã contém fibra, que atua como probiótico, que contribui para a saúde da microbiota dos intestinos, o que por sua vez contribui para a qualidade do sono. O melão também é uma fonte de fibra e ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis durante a noite.
(NAM)

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