Ioga é mais um aliado do seu coração. Saiba porquê

Um grupo de cientistas da Erasmus University Medical Center, na Holanda, passou ‘a pente fino’ 37 estudos sobre o ioga. Com um universo de participantes a rondar os três mil, constataram que a prática desta modalidade pode ser uma grande ajuda a prevenir futuras doenças de coração.

Ao que a BBC apurou, fazer ioga está associado a uma redução de fatores de risco cardíaco, como é o caso da pressão arterial e do colesterol. Contudo, os benefícios desta modalidade para o coração são ainda maiores quando em causa estão pessoas que não têm por hábito praticar exercício físico de forma frequente e intensa.

Embora o ioga não possa ser comparado a exercícios como a corrida ou aeróbica, nem tão pouco a um fortalecedor muscular, pode ser também um aliado ao combate de outros problemas da sociedade dos dias de hoje, como é o caso da obesidade e das doenças cardíacas.

Mesmo que a intensidade não seja a mesma, nem se possa sequer comparar, a diminuição dos riscos de problemas cardíacos associado à prática do ioga é o mesmo das caminhadas ligeiras ou corridas matinais. E o grande responsável é o seu efeito calmante, lê-se na BBC.

Este efeito calmante ajuda a que os músculos estejam mais relaxados e a respiração flua de forma mais natural, trazendo mais oxigénio para o corpo. Além disso, o ioga liberta a mente, deixando para segundo planos os dramas e problemas diários.
(NAM)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *