Especialista explica as 5 vantagens do ovo caipira

Ovo é ovo e todos eles possuem as mesmas propriedades? Segundo o médico Juliano Pimentel, autor do livro ‘Viva Melhor Sem Glúten’, a diferença entre o ovo ‘caipira’ e o de granja vai muito além do sabor. Riquíssimo em proteína, o ovo é um alimento tão bom que Organização Mundial da Saúde (OMS) inclusive o usa como padrão para avaliar a qualidade da proteína em outros alimentos, de acordo com o especialista.

O médico listou 5 vantagens de se consumir o ovo caipira, aquele que não consome ração mas cisca o que há no terreno e é criado ao ar livre, ao invés do ovo industrializado. Confira:

1. Reduz risco de doença cardíaca, pois melhoram a função cardiovascular devido a presença de ácidos graxos ômega-3. Ovos caipiras possuem o dobro da quantidade deste ácido graxo, quando comparados aos ovos de galinhas criadas em gaiolas.

2. Melhora a saúde ocular, pois ovos caipiras possuem uma grande quantidade de carotenóides luteína e zeaxantina, que atuam como antioxidantes e anti-inflamatórios, além de possuírem mais vitamina A do que a versão de granja.

3. Ajuda na perda de peso, pois a luteína também impacta de forma positiva no nível de atividade física. O alto teor de proteína também permite uma maior saciedade.

4. Mantém a função hepática e cerebral, graças à colina, um macronutriente encontrado abundantemente em ovos caipiras. A colina também ajuda a tratar a depressão e melhorar a memória e a função cognitiva.

5. Mantém a pele saudável, graças à luteína e zeaxantina, que não só protegem os olhos, como a pele também.

(NAM)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *