Como se manter motivada quando tudo na sua vida parece dar errado

O Espaço Ventura sempre tenta passar mensagens positivas e formas de facilitar a sua vida. Apesar de tentar focar no lado positivo, nós sabemos que nem sempre é possível se manter pra cima.

Os obstáculos do dia a dia não perdoam, e às vezes eles surgem todos de uma vez, fazendo com que você perca as esperanças.

Nessas horas, é muito difícil manter a motivação para sair da cama e cumprir as suas tarefas diárias.

Mas calma: a vida não acabou. Enquanto você estiver respirando, ainda há forças para recomeçar e colocar tudo no lugar.

Se você está passando por um período de dificuldades na sua vida, dê uma olhada nas dicas que preparamos para te ajudar a enfrentar essa fase. Com um problema atrás do outro, é difícil manter a paz de espírito, mas estas dicas podem te ajudar a passar por este período. Vamos lá:

1. Cerque-se de positividade

É difícil se manter positiva se todas as pessoas ao seu redor são pessimistas o tempo todo. Cedo ou tarde o mau humor contagia, por isso é melhor se prevenir de companhias tóxicas.

Procure se cercar de pessoas que realmente acrescentam algo de bom em sua vida e que também aspiram coisas boas para si próprias. Se seus amigos não cultivam sonhos e ambições, provavelmente você acabará abandonando os seus também.

2. Mude sua atitude mental

Essa não é uma tarefa fácil, mas, com persistência, ela vai funcionar. Se você repetir continuamente para si mesma que não vai conseguir fazer alguma coisa, dificilmente você terá sucesso, pois sua mente já está preparada para o fracasso.

Tente mudar sua atitude de mental: olhe-se no espelho, sorria e diga que, apesar de tudo, você é sim muito capaz de superar qualquer desafio.

3. Tenha um plano

Talvez você não saiba exatamente o que você quer estar fazendo daqui a 5 ou 10 anos, mas é importante saber em qual direção você quer tocar a sua vida.

Ter um objetivo maior e de longo prazo em mente pode ajudar você a superar os obstáculos pontuais do dia a dia, mantendo o foco naquilo que você realmente deseja.

4. Seja grata pelo que você tem

É impossível se manter positiva e motivada se você se focar apenas nas coisas que não vão muito bem na sua vida. Por isso, é preciso mudar o modo de pensar. Se existe alguma coisa que não te deixa satisfeita, tente encontrar formas de modificar essa situação.

Além disso, é essencial que você agradeça pelo que existe de bom ao seu redor, mesmo que sejam coisas pequenas como um bom café, uma sobremesa gostosa ou uma gargalhada com as amigas. Seja grata pelo que você tem no presente.

5. Faça uma lista de objetivos

Fazer uma lista com os seus sonhos e metas deixará seus objetivos mais palpáveis, dando mais força e coragem para que você enfrente os tempos difíceis.

Uma vez por mês, adicione pelo menos um item novo à sua lista, seja ele relacionado à vida pessoal ou profissional. Leve a lista com você ou deixe-a em um lugar onde você sempre possa vê-la, de forma que você sempre possa se lembrar dos motivos pelos quais valerá a pena lutar um pouco mais.

6. Dinheiro não é tudo na vida

Se a sua única motivação para trabalhar duro é ganhar dinheiro, então você está fazendo isso pelos motivos errados. É claro que é essencial ter dinheiro para pagar suas contas e é ainda melhor quando sobra uma quantia todo mês, mas a recompensa financeira não deve ser a única força que faz você continuar.

Não sacrifique sua saúde, sua felicidade e seus planos de carreira por um trabalho que, momentaneamente, vai te pagar mais. Acredite nos seus sonhos, mesmo que as outras pessoas digam para você seguir por outro caminho.

7. Dê um presente a você mesma

Uma das chaves para manter a motivação é se dar recompensas de tempos em tempos. Se você teve um dia difícil, se estressou no trabalho, brigou com o namorado ou ficou magoada com uma amiga, procure dedicar um tempo a você mesma.

Tome um café especial, acenda uma vela perfumada, assista a um episódio da sua série preferida ou tome um banho demorado e relaxante, pois você está precisando de um cuidado especial. São pequenas atitudes que nos ajudam a colocar a cabeça no lugar e seguir adiante.

Além de seguir essas dicas, procure ter em mente que a vida é mesmo cheia de altos e baixos. Por mais esforço que você faça, nem tudo estará sob o seu controle, e as coisas podem ser diferentes do que você imaginava. Tenha calma: isso também vai passar.
(DDM)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *