Acupuntura pode ser tão eficaz quanto analgésicos

A acupuntura, considerada um tipo de medicina alternativa, consiste em inserir finas agulhas em pontos específicos do corpo para aliviar dores e tratar doenças.

Um novo estudo sugere que esta medicina milenar chinesa pode ser tão eficaz como analgésicos a aliviar a dor, podendo assim ser uma alternativa eficaz e segura a estas drogas.

Como reporta o Indian Express, os investigadores da Universidade RMIT, na Austrália, conduziram um ensaio clínico nos departamentos de emergência de quatro hospitais.

O estudo, que envolveu cerca de 528 pacientes com dores agudas no fundo das costas, enxaquecas ou entorses nos tornozelos e aos quais foi dado aleatoriamente um dos três tipos de tratamentos – só acupuntura, acupuntura e analgésicos e só analgésicos -, concluiu que em 48 horas os tratamentos eram igualmente eficazes a aliviar a dor.

Sendo que 82,8% dos pacientes que fizeram acupuntura disseram que repetiriam o tratamento, em comparação com 80,8% dos que fizeram o tratamento combinado, e 78,2% do grupo que só foi tratado com analgésicos.
(NAM)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *