4 dicas para se blindar contra a ansiedade

Atualmente, a sociedade é bombardeada de informações, é possível saber tudo o que está acontecendo no mundo a sua volta com um simples clique na tela do smartphone. Além do excesso de dados recebidos diariamente, uma agenda competitiva e cheia de cobranças leva as pessoas a sofrerem de ansiedade. A Organização Mundial de Saúde divulgou, em 2016, que 33% da população mundial sofre desse mal e, no Brasil, esse número chega a 9,3% de pessoas, um total de 18,6 milhões de brasileiros.

Ao olhar para esse cenário, em que parte da população vive uma vida frenética, cheia de tarefas e de constantes preocupações, se pode questionar: Que vida que estamos levando hoje?

Atualmente, a sociedade vive uma existência paradoxal, com mais conforto, uma medicina mais desenvolvida, transportes mais acessíveis e uma indústria de lazer extremamente sofisticada, mas se constata cada vez mais pessoas tristes, agoniadas, estressadas e ansiosas.

Para começar a tratar do assunto da ansiedade temos que refletir sobre três questões levantadas ainda no século XI, que são: Quem sabe o que realmente precisamos? Quem pode nos dar o que realmente precisamos? E quem afinal nos ama?

De acordo com a tradição cristã, grande parte deste sofrimento sentindo pela humanidade, se deve porque retiramos Deus da agenda, deixando ela mais pesada, focada apenas no mundo material.

Para ajudar a amenizar o problema da ansiedade, que é uma síndrome do pensamento acelerado, vale atentar para as quatro dicas práticas para tornar o dia um pouco mais prazeroso.

1. Valorize a vida

É preciso apreciar o fato de estarmos vivos, intelectualmente e emocionalmente. Deve haver uma harmonia entre a razão e a emoção. Valorizar cada momento de nossas vidas.

2. Tenha gratidão

Ser grato, até mesmo pelas pequenas coisas boas que acontecem, desafogará o coração da ansiedade. Seja grato pela saúde, pela família, amigos e por tudo de positivo que está em seu entorno.

3. Faça uma agenda de compromissos

Preparar uma agenda ajuda a controlar a ansiedade, mas é importante que seu tempo não fique restrito a coisas do trabalho e afazeres escolares. Amplie para projetos sociais, momentos espirituais, esportes e lazer.

4. Retribua sempre o bem

Além de agradecer, é de grande importância retribuir o bem que as pessoas fazem a você. Isso trará um sentimento de paz e fará a agenda de cada um ser mais leve e espiritual.

(Com informações do NAM)

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